segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Filhas de Chávez divergiriam sobre desligar aparelhos




Chávez beija suas filhas Rosa Virgínia (esquerda) e María Gabriela (direita) no Palácio Miraflores, em julho de 2011
Foto: AP/Ariana Cubillos
Chávez beija suas filhas Rosa Virgínia (esquerda) e María Gabriela (direita) no Palácio Miraflores, em julho de 2011 AP/Ariana Cubillos


CARACAS — Na cabeceira do quarto onde está internado Hugo Chávez, Rosa Vírginia, a filha mais velha do líder venezuelano permanece de vigília desde que o presidente passou por sua quarta cirurgia, no começo de dezembro. Por questões legais, cabe à ela tomar as decisões que afetam o futuro de seu pai. Mais nova, María Gabriela, é vista como a primeira-dama. Recentemente, pediu que acabassem as mentiras sobre o estado de saúde do Chefe de Estado, diante dos rumores sobre sua suposta morte, em um tweet publicado na internet. As duas, filhas do primeiro casamento do presidente com Nancy Colmenares, viveriam no entanto um conflito em relação à decisão mais difícil de todas: dar a ordem para desligar a máquina que mantém Chávez vivo, de acordo com o jornal espanhol “El Mundo”.

Na quinta-feira, o irmão mais velho de Chávez, Adán, esteve na capital cubana. O jornalista venezuelano Nelson Bocar anda confirmou que a visita de Adán teve uma finalidade específica: foi um pedido das filhas do presidente, que teriam visões opostas sobre a decisão.
Casada com com o ministro da Tecnologia, Jorge Arreaza, Rosa Virgínia assume o papel de possível herdeira política de Chávez. Nos comícios finais da campanha de reeleição, Rosa foi figura constante. Além dos eventos eleitorais, acompanhou Chávez também nos compromissos oficiais. Em junho de 2011, foi recebida pela presidente Dilma Rousseff durante a visita do presidente venezuelano ao Brasil. E esteve ao lado de Chávez durante o longo tratamento contra o câncer, em Cuba: numa das poucas fotografias de Chávez em Havana, a filha estava junto.
Maria Gabriela Chávez é a mais nova. Mais comunicativa, pediu na semana passada, para que acabassem as mentiras sobre o estado de saúde do chefe de Estado. Nesta sexta-feira, também desmentiu que a irmã mais velha tivesse uma conta no Twitter.
“Peço respeito à família, e principalmente, respeito ao meu povo. Chega de mentiras. Estamos juntos com papai, vivos, lutando e recuperando a saúde”, disse em sua conta.
Chávez tem ainda outra filha, Rosinés, do casamento com a locutora Marisa bel Rodriguez, de quem o mandatário se divorciou há sete anos. De acordo com o jornal “ABC”, no entanto, a jovem de 15 anos não conseguiu ver o pai, apesar de ter passado o fim de semana em Cuba, tentando visitá-lo. Na quinta-feira, Marisabel viajou à capital cubana para buscar a filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE