terça-feira, 9 de agosto de 2011

VALE DO ASSU - FUNASA IRÁ LIBERAR CONVENIO PARA SANEAMENTO PARA CIDADES DO VALE DO ASSU.



  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVqSulNybZwzeUM0Z9qCd2AaFwgF19bFogLMEwaAK43kIaQUgoWFQgvft8D6lVJyc_Ot1e2Nk-jF0UPjjNN2nowK5pjtweQu7KPNjjex-waPjeVTSi-0I1_FJoCYQ0kmyCnwYIgXDS4Is/s1600/funasa.jpg
Durante a solenidade de posse do novo diretor da Funasa, Roberto Germano, foi informado aos prefeitos, da  região do Vale Assu, que os covenios irão sair do papel, e as cidades ribeirinhas ao Rio piranhas/Açu, irão receber convênio, pois, até a transposição do Rio São Francisco, todas as Cidades devem ser saneadas. O valor que cada cidade irá receber, será informado após apresentação de projetos feitos nos municipios, com acompanhamento da FUNASA.
A cidade do Alto do Rodrigues é uma das que mais polui o leito do rio Piranhas/Açu, por não ter saneamento básico. A cidade de Pendências, que fica próximo, já tem. Outra cidade próxima que tem saneamento em quase 100% da área urbana é Carnaubais e Macau. Ipanguaçu, Assú e Porto do Mangue ainda precisam da obra.
Na esfera federal, existe uma determinação para que todas as cidades banhadas pelas bacias hidrográficas que vão receber água da transposição do Rio São Francisco sejam saneadas.
Assim como Alto do Rodrigues, as cidades de Assú, Ipanguaçu e Porto do Mangue, que ainda não tem saneamento em 100% da área urbana, terão que ser saneadas. As cidades de Jucurutu, Itajá, entre outras cidades na região do Alto Sertão da Paraíba, também precisam de saneamento. Outra bacia hidrográfica do Rio Grande do Norte que precisa de saneamento nas cidades é Apodi/Mossoró.
Sobre as cidades de Ipanguaçu, que não tem saneamento, o prefeito Leonardo Oliveira tem se preocupado nos últimos três anos principalmente com as enchentes e buscando junto ao Ministério das Cidades para conseguir os recursos que vão amenizar as enxurradas na cidade. Em Assú, que também sofre com enxurradas, as obras de saneamento básico estão em andamento. Em Porto do Mangue, não se tem conhecimento se existe projeto para sanear a cidade.

ÁGUA POLUÍDA
Esgotos das cidades poluem a água que abastece as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, cerca de 60 mil habitantes. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) coleta água para abastecer estas três cidades numa estação na cidade de Pendências, perto da cidade do Alto do Rodrigues, que joga atualmente seus esgotos dentro do leito do rio. Por mais de uma ocasião, a qualidade da água servida nestas cidades é colocada em cheque por pesquisadores do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN).(alguns trechos jornal de fato e blog independente)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE