quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O petróleo e nosso.


A história do petróleo e a Petrobras em carnaubais.

A história da existência de petróleo no solo carnaubaense é mais antiga do que se pensa.
A busca de petróleo em carnaubais se deu no final do ano de 1968 e até meado de 1969. Uma perfuratriz da Petrobras veio, e ao lado da Igreja de santa Luzia cavou um poço, onde com grande profundidade tirava pedras com lavas parecendo ouro, a população ficava curiosa, mas não sabia o que era se comentava na cidade que era petróleo que eles buscavam, mas nunca se soube realmente o que era. O padre da época era Francisco Canindé dos santos, não gostava da perfuração naquele local vizinho a igreja, mas nunca interferiu.
Na verdade tempos depois eles fecharam o poço e nada disseram a população.
Na historia da produção de petróleo do RN, é, destacado como Mossoró a primeira cidade do RN onde a Petrobras começou o trabalho de busca ao petróleo, e onde próximo ao hotel thermas jorrou petróleo pela 1ª vez.
Porem foi em carnaubais, a 1º cidade onde a Petrobras perfurou o1° poço em busca do petróleo. A partir do ano de 1980, recomeçou a busca de petróleo no vale do Açu e carnaubais, hoje é uma dos maiores produtores de petróleo em terra do RN. Comunidades como serraria, vila nova, arenosa, mutambinha, são minadas de poços.
Recentemente o município teve uma briga judicial, como o visinho município de assu que queria ficar com vasta área do lado sul do município de carnaubais onde estavam os poços de vila nova e mutambinha.
Depois de muita luta encampada pela prefeitura municipal de carnaubais, a ANP-agencia nacional do petróleo reconheceu a área como verdadeiramente de carnaubais. As terras que produzem petróleo pagam’royalties’ para as prefeituras e para os proprietários de terras.
 fonte carlos algusto pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE