quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas reúne mais de 70 mil em Brasília.





A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a Marcha das Margaridas 2011, foi aberta oficialmente na tarde desta terça-feira. O evento aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e reuniu autoridades e representantes de entidades de classe e da sociedade civil organizada.
O ato celebrou a entrega da pauta de reivindicações para seis ministros, que aconteceu no dia 13 de julho, em sua quarta edição, a Marcha das Margaridas ressalta que a pobreza, a desigualdade, a opressão e a violência predominam entre as trabalhadoras do campo e da floresta. Neste ano, a Marcha das Margaridas tem como lema “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.
Agnelo Queiroz reforçou que a atual gestão do Governo do Distrito Federal apóia as reivindicações do movimento e lembrou que o país vive um momento político especial, com Dilma Rousseff à frente da Presidência da República. “Tenho a certeza de que esta marcha terá êxito e que o desejo de transformar e diminuir as desigualdades sociais é grande. Parabenizo a todas as trabalhadoras que estão aqui hoje e que amanhã encherão a Esplanada do Ministério com suas justas reivindicações”, saudou o governador.
Eixos
Na pauta estão 158 pontos compostos por sete eixos que atendem não somente às trabalhadoras rurais, mas a sociedade como um todo. São eles: biodiversidade e democratização dos recursos naturais; terra, água e agroecologia; soberania e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho e renda; educação não sexista, sexualidade e violência; saúde e direitos reprodutivos; e democracia, poder e participação política.
“Nós temos a absoluta certeza de que a pobreza no nosso país tem sexo, tem a cara feminina, tem cor – são negras as pessoas mais pobres – e tem lugar, estão no campo e na periferia das cidades. Portanto, nossa pauta não tem só apelo, mas também legitimidade”,defendeu Carmen Helena Foro, secretária de Mulheres da Confederação Nacional de Trabalhadores em Agricultura (Contag), instituição que organiza o evento.
De acordo com o presidente da Contag, Alberto Brochi, a Marcha das Margaridas é um evento grandioso que demonstra a capacidade de organização e mobilização das trabalhadoras. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, destacou que além das negociações, o evento traz o reconhecimento e o avanço das políticas públicas para as mulheres.


OBJETIVOS DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011:

• Contribuir para a organização, mobilização e formação das mulheres
trabalhadoras rurais;
• Atuar para que as mulheres do campo e da floresta sejam protagonistas
de um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a
sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente;
• Dar visibilidade e reconhecimento à contribuição econômica, política,
social das mulheres no processo de desenvolvimento rural;
• Propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da
floresta;
• Denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e todas as formas de
violência, exploração, discriminação e dominação e avançar na construção
da igualdade para as mulheres;
CARÁTER DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011
Mobilização – nas comunidades, municípios, regionais, pólos sindicais, estados, em
país, a partir de temas comuns do cotidiano das mulheres trabalhadoras rurais, do
da floresta;
Organização - nas comunidades, sindicatos, federações. Movimentos de mulheres;
Articulação – com diversos grupos de mulheres do campo e da cidade; com organizações
movimentos de mulheres;
Formação – Estudo, análise e debate político de temas prioritários para a construção
desenvolvimento rural sustentável e solidário com igualdade para as mulheres;
Denúncia das condições de vida no campo, da pobreza, desigualdade, violência e exclusão
das mulheres das políticas públicas;
Proposição de ações, programas e políticas para as mulheres do campo e da floresta;
Negociação da pauta da Marcha com as reivindicações e proposições de ações e políticas
públicas;
Visibilidade e empoderamento das mulheres do campo e da floresta.

Escrito por semthas2 às 10h48
[(0) Comente] [envie esta mensagem] []


Artesães Carnaubaenses participaram da “Marcha das Margaridas” em Brasília





Uma comitiva de mulheres de várias Associações e Sindicatos,Carnaubaenses acaba de voltar de Brasília onde ficaram durante os dias 16 e 17 de agosto do corrente ano, participando do evento intitulado “A Marcha das Margaridas”, no qual três artesães da AAC (Associação do Artesanato Carnaubaense) Janeide, Elivanda e Roseane, graças ao apoio do Prefeito Luizinho(que ajudou não só a essa associação mas a todas que participaram do evento). Segundo as artesães o evento foi bastante proveito,e muito bem organizado,onde elas tiveram a oportunidade de expor suas peças artesanais para divulgar assim os seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE