quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

EFE / Eleitores norte-americanos comemoram a vitória do presidente ObamaProjeções dos resultados das eleições presidenciais mostram o democrata Barack Obama com 303 delegados no Colégio Eleitoral e atribuem 206 votos ao republicano Mitt Romney
Veja fotos da eleição nos EUA.

Entre os estados conquistados por Obama estão os disputados Ohio,
Iowa, Pensilvânia, Michigan e New Hampshire, enquanto Romney venceu
na Carolina do Norte, Indiana e Texas, entre outros, segundo as
projeções das cadeias de televisão americanas.

Como a Virgínia pende a favor de Obama e o Alasca prefere Romney, ficam pendentes os 29 votos no Colégio Eleitoral referentes à
Flórida, onde prossegue uma acirrada apuração.
Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio, que tem 18 votos no Colégio Eleitoral.
20º presidente americano reeleito

Com a vitória, Obama, repete o feito de seus dois antecessores diretos, George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), e se torna o 20º presidente americano a conseguir a reeleição.
No Twitter, o presidente anunciou sua vitória na tentativa de reeleição, publicando a mensagem "mais quatro anos", e agradeceu a seus eleitores.
"Estamos todos juntos. É por isso que fizemos campanha, isso é o que somos. Obrigado", afirmou o governante em mensagem na qual assina com suas iniciais, BO.
A mensagem do democrata Obama foi retuitada 90 mil vezes em poucos minutos.
Em seguida, o presidente postou uma foto na qual é visto abraçando sua esposa, Michelle, e que os usuários da rede social reenviaram 242 mil vezes.
Em Chicago, onde está o quartel-general da campanha democrata e onde Obama fará nesta quarta um discurso no centro de convenções McCormick Place, houve grande euforia após o anúncio da vitória do presidente.
Em 2008, quando ganhou o pleito que o transformou no primeiro presidente negro da história dos EUA, Obama recebeu 365 votos no Colégio Eleitoral, contra 173 de seu então concorrente, o republicano John McCain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE