O corpo de dom José Freire de Oliveira Neto, 83, que faleceu ontem, 10, será sepultado hoje, 11, na Catedral de Santa Luzia, em ossoró, logo após a realização da última missa de corpo presente, que começará às 9h. O velório do bispo emérito de Mossoró foi iniciado ontem, em Apodi, cidade natal do religioso.
Religiosos e fiéis no velório de Dom José Freire
O corpo do bispo chegou ao município em que nasceu por volta das 11h, horário em que foi celebrada uma missa de corpo presente, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto. A celebração ocorreu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.
Após a realização da missa, o corpo de dom José Freire retornou a Mossoró, chegando à Catedral de Santa Luzia às 15h. Ao longo da tarde e da noite de ontem, foram celebradas três missas de corpo presente, e às 22h foi iniciada a virgília fúnebre.
Além de inúmeros fiéis mossoroenses, o velório também foi acompanhado por membros da Igreja Católica de outras cidades e estados. Bispos dos municípios de Caicó, Natal, Campina Grande e de Limoeiro do Norte estiveram presentes no adeus a dom José Freire.
Com o falecimento do bispo emérito, a Prefeitura Municipal de Mossoró decretou luto oficial na cidade por três dias.
Através do Decreto nº 103, de 10 de janeiro de 2012, o município do Apodi também terá três dias de luto oficial em virtude da morte de dom José Freire.
Dom José Freire (na foto ao lado) começou a se sentir mal na madruga do dia 31 de dezembro e após submeter-se a um exame de tomografia, se constatou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Foi operado às pressas na manhã daquele mesmo dia, mas não reagiu após a retirada da sedação. Encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Wilson Rosado, permaneceu nove dias em coma profundo. Por volta das 2h30 de ontem, o bispo morreu, vítima de parada cardíaca.
*Com fotos e informações do costabrancanews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE