segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chuvas registradas na região Oeste anima agricultores

 
Raul Pereira
Agricultores aguardam com boa expectativa o inicio do período de chuvas para o plantio
O registro de boas precipitações pluviométricas durante os dois últimos dias em municípios do Alto e Médio Oeste do Rio Grande do Norte começa a animar os agricultores que aguardam com boa expectativa o inicio do período de chuvas para começarem a se preparar para realização do plantio em suas terras.

Em alguns municípios do Alto Oeste, como Rafael Fernandes, o índice de chuva chegou aos 38,5 mm. Já no Médio Oeste, foi registrado em Caraúbas uma chuva de 75,00mm.

Como já tinha sido antecipado pelos meteorologistas a estação chuvosa para a região do semiárido do Rio Grande do Norte está começando mais cedo, este ano, como realmente vem ocorrendo desde o último dia 18. As perspectivas são de que as chuvas possam se intensificar já no início de fevereiro, segundo informações do serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

"Pelo que estamos vendo nos últimos dias, aprece que esse ano, teremos muita chuvas. O resultado deverá ser uma boa safra, se deus quiser", disse o produtor rural, Francisco das Chagas Alves, que tem uma pequena propriedade no município de Caraúbas.

No município como ocorre em anos anteriores a expectativas dos agricultores e de muita chuva no dia de hoje (20), que marca o Dia de São Sebastião, padroeiro do município. Para os devotos do santo, chuva hoje durante a procissão, significa a possibilidade de bom inverno. "Geralmente nos anos de chuva boa durante a procissão de São Sebastião, nós temos um bom inverno. Espero que na tarde de hoje possamos festejar o encerramento da festa Dio padroeiro com muita chuva", acrescentou Francisco das Chagas.

Embora exista certo otimismo por parte de alguns agricultores, para os mais céticos, a época não é muito favorável comemoração e muito menos para se plantar agora, porque as chuvas que estão caindo na região já são conhecidas como "chuva de janeiro". "Aqui em nossa região, e essas chuvas são passageiras, molha a terra mais é ariscar muito pra se plantar lavouras", disse o agricultor Pedro de Souza que também reside em Caraúbas.

Previsão meteorológica é de mais chuva para o final de semana

Conforme a previsão meteorológica realizada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o registro de chuvas na região devem ter continuidade nos próximos dias.
O modelo meteorológico do órgão aponta para hoje (19) Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima ficará na casa dos 22ºC e a máxima em 32ºC. Para amanhã (20) a previsão é de chuva de curta duração que pode ser acompanhada por trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima será de 22ºC e a máxima em 33ºC.

Para o sábado (21) a previsão aponta dia com muitas nuvens e com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima será 20ºC e a máxima 33ºC e para o domingo (22) a previsão é de Chuva de curta duração que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima será de 21ºC e a máxima de 32ºC.

O semiárido nordestino deverá ter agora em 2012, no período de janeiro a março, boas chuvas como ocorreu no ano passado. A previsão é dos meteorologistas do Nordeste, entre os quais, da Emparn
.fonte o correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE