terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bispo emérito dom José Freire está em coma profundo em UTI do Hospital Wilson Rosado após sofrer AVC

 dom_jose_freire
O estado de saúde do bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira Neto, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico sábado (31), continua grave. Permanecia em coma profundo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, até o fechamento desta edição, no começo da noite de ontem.
O sacerdote foi operado por neurocirurgião assim que deu entrada no hospital, na manhã de sábado, e não emitiu sinais após a retirada da sedação, anteontem. "Esperávamos que ele desse algum sinal após a sedação, mas isso não aconteceu, o que é péssimo", lamenta o vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte e Melo.
O AVC hemorrágico é o Acidente Vascular Cerebral menos comum, presente em cerca de 20% dos casos, mas não menos grave. Ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo dentro do crânio. É diferente do AVC isquêmico, no qual ocorre a obstrução do vaso. No caso do hemorrágico, o sangue em contato com o tecido nervoso provoca ação irritativa.
Além disso, a inflamação e o efeito de massa ou pressão exercida pelo coágulo de sangue no tecido nervoso prejudicam e degeneram o cérebro e a função cerebral. Os principais sintomas do AVC são dificuldade de mover o rosto; em movimentar os braços adequadamente; dificuldade de falar e se expressar; fraqueza nas pernas; problemas de visão.
E foi um desses sintomas que apresentou dom José Freire de Oliveira Neto, que tem 83 anos e que liderou a Diocese de Mossoró entre 1984 até 2004, quando foi substituído pelo atual bispo dom Mariano Manzana. Dom José assumiu a Diocese nas mesmas circunstâncias, quando em 1984 dom Gentil Diniz Barreto também renunciou por idade.
Segundo padre Flávio Augusto, que permaneceu boa parte de ontem no Hospital Wilson Rosado, a idade avançada pesa contra o estado de saúde de dom José, que permaneceu pouco tempo em coma induzido e que preocupa por não ter reagido após essa sedação. Ele conclama orações em prol de dom José, referência da Igreja Católica no Rio Grande do Norte.
fonte o mossóroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE