quinta-feira, 29 de maio de 2014

Grande brasileiro

       Cicero Romão Batista 1844 - 1934, nasceu na cidade do Crato (CE). Estudou no renomado colégio do padre Inácio  de Souza Rolim, em Souza (PB). Aos 12 anos fez votos de castidade, recebeu forte influência  das leituras feitas sobre São Francisco de Sales. Depois estudou no Seminário da Prainha em Fortaleza (CE). Cicero foi ordenado padre em 1870, após sua ordenação retornou ao Crato.
Em 1871,assumiu a capela de Juazeiro, na época pertencente ao  Crato.  Implantou um trabalho intenso de visitas, pregações, conselhos, como nunca antes visto na Região.Ganhando simpatia e exercendo grande liderança na comunidade. Agiu com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população acabando pessoalmente com excessos de bebedeira e com a prostituição. Organizou um grupo de mulheres leigas formadas de viúvas e criou  a irmandade de beatas sob sua inteira autoridade.
Seu nome cresceu, quando espalhou a noticia que uma hóstia ministrada pelo sacerdote à religiosa Maria de Araújo, se transformou em sangue na boca da religiosa.
Padre Cícero, Participou ativamente da vida publica.Filiou-se ao Partido  Republicano Conservador - PRC, foi  o primeiro prefeito de Juazeiro, onde voltou a governar pela segunda vez. Também ocupou o cargo de vice-governador do Ceará.
Cumpriu grande serviço religioso, social e administrativo. Acolheu os romeiros nordestinos que o procurava para ouvir os seus conselhos, suas palavras de conforto e esperança.

Até hoje, devotos de Padim Cícero, buscam em Juazeiro do Norte aliviar seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE