terça-feira, 12 de junho de 2012

Programação do Fórum Petrobras Agenda 21 em Carnaubais acontecerá nesta quarta-feira


  

CARNAUBAIS - Criado em 2004, sob o nome "De Olho No Ambiente", o programa Petrobras Agenda 21 surgiu como uma iniciativa da companhia estatal em investir no desenvolvimento sustentável das comunidades em suas áreas de influência. As primeiras ações contaram com espaços de diálogo para a promoção da interlocução da Petrobras com as comunidades na busca de alternativas para promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo básico do programa é implementar os princípios e ações de Agenda 21 por meio de um processo de diálogo permanente com as comunidades das áreas de influência. No município de Carnaubais, região do Vale do Açu, a apresentação do programa vai acontecer nesta quarta-feira, 13 de junho, às 9h, no interior do auditório municipal Professora Graças Melo. A informação está sendo prestada pela assessoria de comunicação social do Poder Executivo.
O órgão porta-voz da prefeitura carnaubaense frisou que o programa Petrobras Agenda 21 busca a preparação das comunidades para o fomento a construção das Agendas 21 Locais, por meio da construção das Agendas 21 Comunitárias, e o fortalecimento dos Fóruns Locais e Comunitários. Um dos objetivos da proposta é fomentar o fortalecimento e/ou construção da Agenda 21 Local nos municípios que fazem parte do programa Petrobras Agenda 21.
Também estão inseridos neste mesmo contexto de atuação do programa institucional os seguintes propósitos: incentivar a realização de atividades que desenvolvam o potencial socioeconômico existente nas comunidades; promover a integração entre as Agendas 21 Comunitárias e Local; orientar os setores da sociedade, objetivando a implementação das ações propostas no documento da Agenda 21 e da sustentabilidade do processo.
No elenco de finalidades do programa Petrobras Agenda 21 ainda constam os seguintes tópicos: prover condições para organização, capacitação, acompanhamento e apoio à construção das Agendas 21 Comunitárias; estabelecer e estimular parcerias interinstitucionais para viabilizar a execução dos Planos de Desenvolvimento Comunitários das Agendas 21 Comunitárias; promover nas comunidades ações que contribuam para aumento da cidadania e da capacidade de resposta frente às crises. 
CONSTRUÇÃO
A partir de sua metodologia, elaborada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o programa busca construir um processo democrático e participativo de relacionamento institucional com as comunidades das áreas de influência das suas Unidades Operacionais, reafirmando os princípios da ética e da transparência. Nesse sentido, a ação vai ao encontro da estratégia corporativa e aponta para uma perspectiva de reorganização dos investimentos da Petrobras e das ações de relacionamento com as comunidades.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE