O Parque Eólico Mel 2, que será instalado no município de Areia Branca pela empresa Força Eólica Brasil, sociedade formada pelos grupos Neoenergia e Iberdrola, terá capacidade total de geração de energia elétrica de 20 megawatts (MW) suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 53 mil habitantes (o dobro da população de Areia Branca). O parque terá 10 turbinas eólicas (aerogeradores) modelo G90-2.0 MW, da fabricante Gamesa, que serão instaladas em torres de 78 metros.
A energia do parque será transportada por uma linha de conexão de 69 kV, com 20 km, até a Subestação de Serra Vermelha, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), também do Grupo Neoenergia.
A construção do parque pela Força Eólica foi viabilizado com a venda da sua energia para o mercado cativo das distribuidoras no 2º Leilão de Energia de Fontes Alternativas, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto de 2010.
A implantação do projeto contribuirá para melhorar o fornecimento de eletricidade no Rio Grande do Norte e atenderá ao crescimento da demanda de energia elétrica no Brasil. O empreendimento também contribui para a sustentabilidade do País, ao ampliar a participação da energia renovável na matriz energética brasileira.
Por ser uma fonte de energia renovável, o projeto reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), que seriam geradas se usasse fontes de combustíveis fósseis, podendo, desta forma, emitir créditos de carbono.
O empreendimento da Força Eólica Brasil é o primeiro da parceria firmada entre os grupos Neoenergia, um dos maiores do setor elétrico brasileiro, e Iberdrola, líder mundial em energias renováveis, para investimentos conjuntos no mercado brasileiro de nergia eólica.
A Força Eólica Brasil, que é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com 50% de participação da Neoenergia e 50% da Iberdrola, também construirá outros nove parques eólicos, localizados nos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. (Com informações da Unidade de Comunicação Interna da Cosern/Neonergia).
Fonte: Costa Branca News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE