PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAUBAIS
Estado do Rio Grande do Norte
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
CNPJ (MF) 08.294.670/0001-70
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Carnaubais, através da Secretaria de
Administração, vem por meio desta, esclarecer aos servidores públicos
deste município, sobre assuntos relacionados ao pagamento do Abono
salarial PIS/PASEP.
1º - A Prefeitura de Carnaubais não tem nenhuma gerência sobre o
pagamento do abono, sendo este de responsabilidade do Ministério do
Trabalho e Emprego – MTE;
2º - O Ministério do Trabalho tem a prerrogativa de enviar as
informações dos servidores quem tem direito ao abono salarial para o
Banco do Brasil, que é o agente pagador;
3º - O Banco do Brasil, tendo recebido as informações, age para que os beneficiários recebam o valor devido a eles;
Diante do exposto, cabe a Prefeitura de Carnaubais, enviar as
informações dos servidores via RAIS – Relação Anual de Informações
Sociais do Ministério do Trabalho, para que o mesmo efetue o
processamento das informações e autorize o pagamento dos benefícios no
calendário estipulado pelo próprio ministério, ou seja, com inicio em
15.08.2012 e Final em 28.06.2013.
A Prefeitura através da secretaria de Administração, enviou as
informações em tempo hábil, ou seja, no dia 22.03.2012, conforme recibo
de entrega disponível para consulta na própria secretaria, já que o
prazo inspirava-se em 23.03.2012, no entanto, quando da confirmação por
parte do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, foram detectados
inconsistências nos dados de alguns servidores tais como:
Pis convertido numero para Pasep,
Numero de Pasep convertido em novo número;
Esse procedimento é feito pelo próprio sistema do Ministério do Trabalho
e Banco do Brasil, não tendo a Prefeitura nenhuma Ingerência sobre tal
situação.
Portando, informado desta situação, o Setor responsável tomou as medidas
necessárias para a retificação dos dados, e assim foi feito de acordo
com os procedimentos legais, entregando-se novamente a
RAIS-Retificadora, no dia 25.05.2012, contendo todos os seus servidores,
já devidamente procedido os acertos propostos pelo Ministério do
Trabalho.
Porém, diante deste fato, fomos
informados, tanto pelo Ministério do Trabalho, quanto pelo Banco do
Brasil, que os servidores com direito ao abono salarial, teriam uma
alteração no calendário de pagamento, passando a receber o beneficio,
somente a partir do dia 04.12.2012; diante deste fato a Prefeitura
buscou junto a estes dois órgãos, uma forma de antecipar esta data,
sendo que, não foi possível segundo o Ministério do Trabalho e o Banco
do Brasil, por estarem cumprindo determinação da RESOLUÇÃO do Conselho
Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT Nº 695, DE 28
DE JUNHO DE 2012, Art. 2º Alinea “f” Parágrafo 2º.
Portanto, firmamos que, o compromisso
desta Administração, continua a ser o de defender o Serviço Público com
presteza e respeito, tonando possível fazermos uma Administração voltada
para o bem estar de todos.
Carnaubais, 27 de agosto de 2012.
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Claelma Oliveira Mancio Costa
Secretária de Administração
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