terça-feira, 22 de maio de 2018

Filha de Luiz Carlos Prestes hospeda turistas em casa no litoral potiguar

Ela é uma moradora simples de uma cidade costeira e pacata do Rio Grande do Norte. Porém, duas peculiaridades fazem de Mariana Prestes, de 57 anos, um diferencial em território potiguar. O primeiro está no sobrenome: a mulher é filha de um dos políticos mais famosos do século 20 no Brasil, Luiz Carlos Prestes. O segundo é que hospeda em sua própria casa turistas que querem conhecer os atrativos turísticos de Baía Formosa, onde mora.
Em uma rua simples, de residências humildes, um imóvel chama atenção pelos alementos da natureza tropical estampados na parede em conjunto com o desenho de uma matrioska, um brinquedo tradicional russo.
A acolhida é feita por um casal de meia idade, que apresenta a parte interna da casa e os elementos que a compõe. Lá dentro, uma mistura de Brasil, Rússia e casa de vó. Sentada ao redor da mesa, Mariana conta sobre o reconhecimento do seu sobrenome entre amigos e hóspedes.
"Alguns perguntam, outros não, depende do conhecimento histórico de cada um sobre a política", revela Mariana em relação ao sobrenome Prestes, vindo do seu pai, Luiz Carlos Prestes - político comunista que viveu entre os anos 1898 e 1990.
Família Prestes exilida em Moscou, na Rússia, em 1971 (Foto: Arquivo Pessoal/Mariana Prestes )Família Prestes exilida em Moscou, na Rússia, em 1971 (Foto: Arquivo Pessoal/Mariana Prestes )
Família Prestes exilida em Moscou, na Rússia, em 1971 (Foto: Arquivo Pessoal/Mariana Prestes )
Ela lembra que o seu pai foi um revolucionário que passou nove anos como preso político dentro de uma solitária, sem nenhum tipo de comunicação externa. "Só alguns carcereiros simpatizantes, que levavam recortes de jornais para ele se atualizar da situação do país", conta Mariana."O advogado o defendeu usando a Lei de Proteção aos Animais, porque nem os bichos podiam viver naquela situação", completa.
Em 1945 Prestes sai da prisão e em seguida é eleito senador. Porém, em 1947 é cassado junto com todos os outros políticos eleitos pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Já no final dos anos 50, ele reaparece no cenário político, com sete filhos.
Durante a ditadura militar Prestes é perseguido e exilado. Com o fim do regime, ele apoia o candidato Leonel Brizola para a presidência da república e falece no ano seguinte, em 1990.
"O maior legado que o meu pai deixou é lutar sempre, nunca esmorecer, nunca baixar a cabeça, sempre seguir em frente, independente das circuntâncias da vida. E ser honesto", relata Mariana, que tem na parede de sua sala um retrato do seu pai.
Imagem de Luiz Carlos Prestes na sala da "Casa da Russa" (Foto: Lucas Cortez/G1 )Imagem de Luiz Carlos Prestes na sala da "Casa da Russa" (Foto: Lucas Cortez/G1 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE