sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Confraternização da Secretaria de Saúde



Acabei de chegar de mais uma confraternização de final de ano, e desta vez da secretaria de saúde na qual faço parte desta equipe que defende por uma saúde melhor no nosso município e se fez presente o prefeito Luizinho e sua esposa Mária que veio prestigiar e deixar sua mensagem de agradecimento e felicitações a todos que fazem parte da saúde de Carnaubais, a secretária Sônia parabenizo pelo grande evento..
































fonte Maristela martins

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Governo Fazendo o Futuro leva hoje o Papai Noel ao Bairro Pacheco




O Governo Fazendo o Futuro através da Secretaria da Hibitação e Assistência Social leva hoje logo mais às 16h00 o Papai Noel ao Bairro Pacheco, especificamente na Praça Deputado Olavo Lacerda Montenegro, na oportunidade haverá entrega de brinquedos para as crianças.

Morre aos 105 anos Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia



Morreu Ontem terça-feira (25) Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, aos 105 anos de idade em sua casa na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.

Dona Canô era mãe dos cantores  Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ela ficou internada seis dias e recebeu alta do Hospital São Rafael na sexta-feira (21) para passar o Natal com a família. Segundo apontava  o boletim médico naquela altura, ela havia sofrido um ataque isquêmico cerebral,  o que reduz o fluxo de sangue nas artérias do cérebro.

Ao completar 105 anos em setembro deste ano, Dona Canô celebrou como tradicionalmente fazia em seus aniversários: vestida de branco, reuniu os amigos e participou de uma missa em casa. Celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, Maria Bethânia e Caetano Veloso estiveram presentes na missa, assim como a atriz Regina Casé, que também participou das festividades.

Fidel Castro pergunta ao papa: "o que o senhor faz?"

Fidel Castro deve estar sentindo o peso da idade. O jornal Valor Econômico traz hoje uma informação esquisita sobre o encontro dele com o papa Bento XVI
O que faz um papa?, pergunta Fidel

O papa Bento XVI na ultima visita a cuba visita de três dias a Cuba com um encontro de meia hora com Fidel Castro (foto). Na reunião, Fidel fez perguntas sobre o funcionamento da Igreja: "O que o senhor faz?" O Vaticano não disse o que o papa respondeu. Momentos antes, Bento XVI celebrou uma missa para 300 mil pessoas na Praça da Revolução, em Havana. Diante do presidente Raúl Castro e de vários ministros, ele denunciou o "fanatismo", numa aparente crítica à ditadura cubana. O papa citou uma passagem bíblica, em que homens perseguidos por um rei preferem a morte a trair suas consciências. "Há outros que interpretam mal essa busca da verdade, levando-os à irracionalidade e ao fanatismo, fechando-se em sua verdade e tentando impô-la aos demais", disse. Durante a visita, o papa já havia "suplicado à Virgem Santíssima" pelos que estão "privados da liberdade", em alusão aos presos políticos cubanos.
Diante da dúvida inusitada (alguns diriam "divertida") d'El Comandante, ficamos a imaginar como seria o prosseguimento do diálogo entre os dois octogenários, a partir da resposta do papa: 

Papa: - Eu comando uma igreja presente no mundo todo.
Fidel: - A Mundial?
Papa: - Não, essa é de um fazendeiro brasileiro chamado Valdemiro...
Fidel: - Odeio latifundiários, principalmente os da fé. É aquele que está brigando com um tal de Edir?
Papa (constrangido): - Isso, o Edir da Universal...
Fidel (pensativo, olhando para cima): - Mas se o mundo pertence ao universo, então o Edir manda no Valdemiro?
Papa: - Até onde sei, ele mandava, mas não manda mais. Só que eu não tenho nada a ver com eles... me inclua fora dessa...
Fidel: - Ah, tá... perdão! E o senhor, comanda que igreja mesmo?
Papa (visivelmente irritado): - Estás perdoado, meu jovem. Vamos mudar de assunto?
E foi assim que Fidel conseguiu que o papa o perdoasse...

curiosidade sobre o papai Noel O verdadeiro Papai Noel gostava de dar tapa na cara de hereges

 
Mesmo que o Natal tenha se tornado essa festa mercantilista, com o Papai Noel como figura proeminente (e exótica), em substituição ao menino Jesus, é interessante pesquisar as raízes do “bom velhinho” na cultura popular.

Primeiro, é curioso ver como a nomenclatura varia de país para país, inclusive dentro do mesmo idioma, como acontece em Portugal, onde Papai Noel é conhecido como Pai Natal.

Isto se justifica pelo fato de que Noël significa Natal em francês, e a influência gaulesa se fez sentir também nos países hispânicos, que o chamam de Papá Noel, com a divertida e defasada exceção do Chile, que o chama de Viejito Pascuero (Páscoa?!).

Entretanto, é pelo idioma inglês, sobretudo americano, que o nome Santa Claus remete à origem mais remota (e cristã) do Papai Noel.

O personagem histórico que teria inspirado a criação do mito do bom velhinho foi Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari, canonizado por católicos e ortodoxos, e entronizado como santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega.

Lembre-se de que a Lapônia, terra onde habitaria o Papai Noel, é uma região ártica que engloba parte dos territórios de Suécia, Noruega, Finlândia e um pequeno trecho da Rússia.

Só que São Nicolau de Mira nasceu mais ao sul, em Patara, hoje Demre (na Turquia), supostamente na segunda metade do século III, vindo a morrer no mesmo local em 6 de dezembro de 342 d. C.

O santo continua tão popular na Europa que, depois do alegado descobrimento – em 1993 - de sua tumba na ilha turca de Gemile, o governo muçulmano da Turquia requereu formalmente à Itália, em 2009, a devolução dos restos mortais de Nicolau, que haviam sido levados a Bari em 1087, ainda na época das Cruzadas.

Em 2000, governo russo chegou a doar uma estátua de São Nicolau à cidade de Demre, mas em 2005 o prefeito da cidade trocou o pobre Nicolau de bronze por um Papai Noel de plástico (vermelho, é claro - foto abaixo), de olho nos ganhos monetários advindos do turismo.



Os protestos russos não tardaram a ser ouvidos, mas o prefeito turco foi irredutível. Deixou Papai Noel no seu pedestal e retornou São Nicolau a uma esquina próxima da igreja ortodoxa da cidade.




É difícil separar o que é lenda do que é real na vida de São Nicolau, mas o fato incontestável é que ele era muito popular no seu tempo. Conta-se, por exemplo, que ele teria ressuscitado três crianças vítimas de um macabro assassinato, além de ter convertido hereges que queriam saquear a sua igreja.

A mais famosa história que se conta a seu respeito é a de um pai muito pobre que não tinha como prover o dote para casar as três filhas. Nicolau, à noite, teria atirado três sacos de moedas de ouro e prata na casa da família, e assim salvou as moças de se tornarem prostitutas, o que fatalmente seria o seu fim caso não pudessem se casar.

Por esse dado (histórico ou não), você pode perceber de onde vem boa parte da inspiração que, associada a pitadas de mitos germânicos e escandinavos (a figura idosa e bonachona de Odin, por exemplo), resultou na “invenção” folclórica do Papai Noel.

Já que o mito suplantou em larga escala o personagem histórico, é bom voltar às origens e resgatar um pouco da humanidade e da cristandade de São Nicolau.

Ele era muito religioso desde a mais tenra idade, e após perder os pais ainda muito jovem, em decorrência de uma epidemia, foi criado pelo tio, que também se chamava Nicolau e era bispo de Patara à época.

O jovem Nicolau teria ido a Jerusalém, buscando se dedicar a uma vida eremita de oração, como era comum naqueles tempos, mas Deus conseguiria convencê-lo de que devia voltar a sua terra, onde seria mais útil ao Senhor.

Foi assim que ele subiu paulatinamente na hierarquia eclesiástica e, por ocasião do Concílio de Niceia, em 325 d.C., Nicolau de Mira foi um dos cerca de 300 bispos presentes para decidir questões cruciais que ameaçavam os rumos da ortodoxia da Igreja.

O tema mais disputado em Niceia foi a doutrina da Trindade, combatido por Ário de Alexandria e seus seguidores.

Reza a lenda que, enquanto Ário defendia sua doutrina de que Jesus, o Filho, não era nem nunca havia sido igual (ou cosubstancial) ao Pai, Nicolau ficou tão furioso que cruzou o recinto (na presença do imperador Constantino) e deu um tapa na cara do herege alexandrino.

O ato intempestivo teria causado profundo constrangimento no concílio, e Nicolau foi sumariamente despido de suas vestes episcopais e lançado na masmorra, onde Jesus e Maria teriam aparecido a ele para dizer que ele não seria punido.

Lendas à parte, o fato é que, terminado o concílio, o arianismo foi derrotado e suas ideias declaradas como anátemas, consolidando-se o dogma da Trindade, e Nicolau foi restituído à sua posição de bispo.

Talvez outra semelhança entre São Nicolau e o Papai Noel seja a dificuldade em separar o que é lendário e o que é real, mas – obviamente – é muito mais fácil acreditar que (pelo menos) algumas coisas que se contam sobre Nicolau tenham muito mais substrato fático do que sobre um bom velhinho de roupa vermelha esquisita que voa numa carruagem puxada por renas aladas.

De qualquer maneira, o tapa que São Nicolau teria dado em Ário por conta de sua heresia é uma história (ou estória) boa demais para não ser recordada.

Muito provavelmente, se vivo fosse, ele daria um tapa na cara do consumismo que impera no tal "espírito natalino" dos tempos atuais.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Luizinho Antecipa Nomes do 1º Escalão do Seu Próximo Governo

Francisca Dária Cabral de Albuquerque – Gabinete
Claelma Manso – Administração
João Batista Gonçalves – Finanças (e Obras)
José Jorge – Tesoureiro
Sônia Nobrega da Silva – Saúde
Nicolau Cavalcante – Educação
Wilson Gregório – Cultura e Esportes
João Kenedy de Lemos Fernandes - Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
Mária Cavalcante – Assistência Social
Carlos Alves – Assessor Político
Magno Marques – Assessor de Comunicação
Francieudes da Fonseca Cabral – Assessor de Arquitetura e Engenharia
Francisco Pinto de Oliveira – Diretor do SIAE
Ademar Menezes – Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
 
O prefeito Luizinho teve que fazer determinados ajustes da máquina administrativa, fundindo algumas secretarias como forma de reduzir gastos estruturais pra fazer o seu funcionamento mais ágil e gerando resultados mais eficazes na prestação de serviço a coletividade.

do blog do Canindé Dantas para todos os amigos

Se tens amigos, busca-os!
O Natal é encontro!

Se tens inimigos, reconcilia-te!
O Natal é paz!

Se tens pecado, arrependa-se!
O Natal é perdão!

Se tens soberba, sepulta-a!
O Natal é humildade!

Se tens trevas, acende o teu farol,
O natal é luz!

Se tens tristeza, reaviva a tua alegria!
O Natal é gozo!

Se estás no erro, reflete!
O Natal é verdade!

Se tens ódio, esquece-o!
O Natal é amor!

Aniversáriante do mês



Mensagem Natalina

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Deputada do PSB reúne dezenas de lideranças políticas do RN em confraternização


Uma tarde de diversão, reencontro e renovação do compromisso pelo Rio Grande do Norte. Esse foi o tom do almoço de confraternização promovido pela deputada estadual no início da tarde desta quinta-feira (20), com lideranças políticas de todo o estado em uma churrascaria no bairro de Ponta Negra, em Natal.

Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores da capital potiguar e interior, além de representantes de comunidades e colaboradores do mandato estiveram reunidos durante várias horas de descontração. A deputada distribuiu brindes e comandou a festa que contou ainda com a participação da ex-governadora e vice-prefeita eleita Wilma de Faria.

A parlamentar pessebista destacou a importância de reunir os amigos do mandato não apenas para prestar contas do que foi feito durante o ano de 2012, mas em especial, renovar a parceria com o estado em um momento de descontração. 

“Sempre vou ao interior do estado, aos bairros da nossa capital, por compromissos políticos ou do mandato. Hoje, nossa reunião é de um grupo de amigos que desejar o melhor para o estado. Um grupo que anseia ver o Rio Grande do Norte na posição de destaque que merece. Me sinto orgulhosa de poder ter ao lado do nosso mandato pessoas dispostas a buscar sempre o bem coletivo”, disse emocionada.

A vice-prefeita da capital, Wilma de Faria, deixou de lado o cargo e também se emocionou. “Sou uma pessoa pública, uma gestora, mas sou mãe de Márcia e tenho orgulho pela pessoa que ela é, pela posição responsável dela como parlamentar. Hoje, uma voz de oposição preocupada única e exclusivamente com a população do estado”, disse.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Confratenização da Escola do CELC foi Ontem a Noite veja como foi atraveis das fotos


Adicionar legenda
animação ficou por conta da cantora Rafaela souza e toinho domingo pelé, Dantas e chiquinho







muita troca de presentes e uma boa degustação


muita armonia entre os participantes

                        
Rafaela sousa e toinho domigo animaram a festa




o prefeito Luizinho também cantou suas vavoritas que só ele sabe